Buscar

o que é biodisponibilidade?

💡 2 Respostas

User badge image

Leena Cardozo

Percentual de aproveitamento, pelo organismo, de uma substância.

Na farmacologia, o termo biodisponibilidade é usado para descrever a função de uma dose administrada de uma droga não alterada que atinge a circulação sistêmica.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A biodisponibilidade ( BA ou F ) é uma subcategoria de absorção e é a fração de uma dose administrada de medicamento inalterado que atinge a circulação sistêmica , uma das principais propriedades farmacocinéticas dos medicamentos.

Por definição, quando um medicamento é administrado por via intravenosa , sua biodisponibilidade é de 100%. No entanto, quando um medicamento é administrado por outras vias (como oralmente), sua biodisponibilidade geralmente diminui, ou pode variar de paciente para paciente.

A biodisponibilidade é uma das ferramentas essenciais na farmacocinética, pois a biodisponibilidade deve ser considerada no cálculo de doses para vias de administração não intravenosas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais