Buscar

Alguém pode me ajudar a fazer um resumo sobre a *História da Querra do Peloponeso* ?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A Guerra do Peloponeso foi um conflito militar na Grécia Antiga que enfrentou as cidades formadas pela Liga de Delos (liderada por Atenas ) e da Liga do Peloponeso (liderados por Esparta ). Tradicionalmente, os historiadores dividiram a guerra em três fases. Durante a primeira, chamada de Guerra arquidámica, Sparta lançou repetidas invasões em Attica, enquanto Atenas se aproveitaram de sua supremacia naval para atacar a costa do Peloponeso e tentou reprimir qualquer sinal de desconforto dentro de seu império.

Este período da guerra concluiu em 421 a. C. , com a assinatura da Paz de Nicias . No entanto, logo após o tratado foi quebrado por novas batalhas no Peloponeso que levaram à segunda fase. Em 415 a. C., Atenas enviou uma imensa força expedicionária para atacar vários aliados de Esparta.

A expedição ateniense, que durou de 415 a 413 a. C. , terminou em desastre, com a destruição de grande parte do exército e a redução à escravidão de milhares de soldados e aliados atenienses. Isso precipitou a fase final da guerra, que geralmente é chamada de guerra de Decelia . Nesta fase, Sparta, com a nova ajuda Persia e sátrapas (governadores regionais) de Ásia Menor , apoiado rebeliões em estados sob o governo de Atenas, no Mar Egeu e Ionia , que enfraqueceu a Liga de Delos e finalmente, privou Atenas de sua supremacia marítima.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais