Buscar

PORTUGUES | NIVELAMENTO

As formas de se concluir um texto são muito variadas. Contudo, há algumas estruturas fixas que podem ser seguidas, caso o escritor seja iniciante. Assim, associe os tipos de conclusão aos exemplos que seguem: 
 
(1) Conclusão - resumo
(2) Conclusão - proposta
(3) Conclusão - surpresa
 

(  ) “Como se nota pela dimensão do problema, algumas medidas fazem-se urgentes: é necessário investir em projetos de recuperação dos rios, tal como se fez na Inglaterra com o rio Tâmisa; por outro lado, devem-se desenvolver projetos que visem ao reaproveitamento dos esgotos. Ao lado disso, devem-se fazer maciças campanhas educativas para a população. Finalmente, há necessidade de uma ampla fiscalização por parte das autoridades responsáveis.”
(   ) “O problema da poluição nos rios, portanto, não é tão simples quanto possa parecer. Afeta-nos diretamente e faz-se necessária uma ação conjunta que envolva toda a comunidade.”
(   ) “O grande físico inglês Isaac Newton disse: ‘A natureza não faz nada em vão’. E assim, os rios vão reagindo à ação destruidora dos homens.”
(   ) “Talvez possamos, no futuro, sentar à beira de um rio, beber da sua água cristalina, banhar-nos nas suas águas puras. Então descobriremos que o homem primitivo não era tão primitivo assim!”

A alternativa que apresenta a associação adequada para a classificação dos tipos de conclusão com os exemplos é, respectivamente:
Alternativa 1:
I e II, apenas. 

Alternativa 2:
III e IV, apenas. 

Alternativa 3:
I, II e IV, apenas. 

Alternativa 4:
II, III e IV, apenas. 

Alternativa 5:
I, II, III e IV. 

💡 4 Respostas

User badge image

Maria Alice

Olá! 


Para responder à sua pergunta, primeiro vamos retomar brevemente os conceitos de cada tipo de conclusão: 


(1) Conclusão - resumo

Como o próprio nome sugere, nesta conclusão fazemos um apanhado geraldo que foi dito ao longo texto, sintetizando as ideias principais. A partir daí, pode-se reforçar a tese apresentada ou, a partir das informações, formular uma tese. 


(2) Conclusão - proposta

Esta é uma conclusão orientada para o futuro. O que ela faz é, basicamente, apontar possíveis soluções e/ou sugerir novas propostas ou medidas a serem tomadas.


(3) Conclusão - surpresa

Aqui existe um pouco mais de liberdade criativa. São aquelas conclusões imprevisíveis e inesperadas. Como o nome sugere, elas acabam por surpreender o leitor. Pode ser um final irônico/sarcástico, uma curiosidade, uma piada. Aqui é preciso cautela para não fugir ao tema e ao gênero dissertativo. 


Portanto, a alternativa que melhor contempla estas características é: 

A) 2, 1, 3, 3.

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/9236826#readmore

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Em um parágrafo de conclusão, você resume o que você escreveu em seu artigo. Quando você está escrevendo um bom parágrafo conclusão, você precisa pensar sobre o ponto principal que você quer passar e ter certeza que está incluído. Se você já escreveu um fabuloso parágrafo introdutório, pode escrever algo semelhante com palavras diferentes.

Aqui estão alguns pontos para lembrar:

  • Use seu parágrafo introdutório como um guia. Você pode ter começado dizendo: “Há três aulas na escola que eu absolutamente não posso esperar para ir todos os dias.” Você pode começar sua conclusão dizendo, “Ginásio, Matemática e Arte são as três classes que eu tento nunca perca."
  • Em sua conclusão, você deve mencionar brevemente cada animal novamente. “Animais de zoológico como ursos polares, leões e girafas são criaturas incríveis.”
  • Deixe seus leitores com algo em que pensar. Sugira que eles aprendam mais com uma frase como: "Temos muito a aprender sobre o aquecimento global". Você também pode dar a eles algo para fazer depois de ler o artigo. Por exemplo, “é fácil fazer seus próprios picolés. ”

Portanto, a alternativa correta é a alternativa A.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais