Buscar

qual a diferença entre ação penal pública incondicionada e condicionada?

💡 5 Respostas

User badge image

Sullimay Alvess

incondicionada:é promovida pelo MP, e não é preciso autorização ou representação de ninguém.

condicionada: exige sempre uma representação, uma manifestação de vontade da parte ofendida de informar e ver o Estado atando em seu favor.

2
Dislike0
User badge image

Thathiane Andrade

ação penal pública incondicionada é promovida pelo Ministério Público. Não necessita de representação do ofendido.

ação penal pública condicionada, necessita de representação do ofendido para ser iniciada (queixa-crime)

obs:No CP os crimes que necessitam representação está expresso no artigo. 

1
Dislike0
User badge image

Carol Echeverria

Ação penal pública incondicionada: É aquela onde o Ministério Público é o "dono" (dominus litis) da ação penal, sendo quem exerce a pretensão punitiva, promovendo a ação penal desde a peça inicial, até o final. Na ação penal incondicionada, desde que provado um crime, tornando verossímil a acusação, o órgão do Ministério Público deverá promover a ação penal, sendo irrevelante a oposição da parte da vítima ou de qualquer outra pessoa. 

Ação penal pública condicionada: Neste caso, embora sendo do Ministério Público a iniciativa para a interposição da ação penal, neste caso, esta fica condicionada à representação do ofendido ou requisição do ministro da Justiça. São crimes em que o interesse público fica em segundo plano, dado que a lesão atinge primacialmente o interesse privado. Assim, o ofendido autoriza o Estado a promover processualmente a apuração infracionária (a esta autorização se dá o nome de REPRESENTAÇÃO, com a qual o órgão competente, ou seja, o parquet, assume o dominus litis, sendo irrelevante, a partir daí, que venha o ofendido a mudar de idéia. 

Quando a lei penal for condicionada, a lei o dirá expressamente, trazendo, em geral ao fim do artigo, o preceito que somente proceder-se-á mediante representação. 

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais