Buscar

Física

A dilatação térmica é o fenômeno físico por meio do qual as dimensões de um corpo mudam quando este é aquecido ou resfriado. A dilatação depende de três fatores relacionados ao objeto: o seu tamanho inicial, a variação da temperatura sofrida e o material do qual é constituído.

 

A torre Eiffel é o símbolo da cidade de Paris, na França. A torre é feita de ferro (coeficiente de dilatação linear = 1,1·10-5 ºC-1) e possui 324 metros de altura. A tabela abaixo mostra as temperaturas médias mínimas e máximas para cada estação do ano, na cidade de Paris.

A dilatação térmica durante o ano pode causar fissuras na estrutura da torre. Por isso, os engenheiros monitoram a sua dilatação e a contração em busca de problemas estruturais que possam comprometer a estrutura. De acordo com os dados da tabela, calcule, aproximadamente, a máxima variação no comprimento da torre durante um ano.

A

 

0,08 cm.

B

 

8,55 cm.

C

 

85,53 cm.

D

 

8,55 m.

E

 

85,55 m.

💡 6 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Chama-se expansão térmica ao aumento de comprimento , volume ou alguma outra dimensão métrica que um corpo físico sofre devido ao aumento da temperatura por qualquer meio. Por outro lado, a contração térmica é a diminuição das dimensões métricas devido à diminuição da temperatura.

---

Devemos calcular a dilatação térmica máxima que a torre sofrerá e para isso escolheremos a temperatura mínima do ano todo e a máxima.

---

Calculando a dilatação, temos que:


\[\eqalign{ & \Delta L = \alpha \cdot {L_0} \cdot \Delta T \cr & \Delta L = 1,1 \cdot {10^{ - 5}} \cdot 324 \cdot 24 \cr & \Delta L = 0,0855{\text{ m}} \cr & \Delta L = 8,55{\text{ cm}} }\]

---

Portanto, a dilatação será de \(\boxed{\Delta L = 8,55{\text{ cm}}}\), ou seja, alternativa B.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais