Buscar

Quais os principais fatores que afetam as velocidades das reações? um exemplo na área de Engenharia de Produção

💡 3 Respostas

User badge image

Wesley Wendel

Quimicamente falando as reações, dependem de colisões moleculares para acontecerem e fatores cinéticos e orientação espacial das moléculas afetam diretamente as velocidades, por isso é possíve controlar as condições externas para favorecer que uma reação química aconteça.
Aumento da temperatura( Aumenta a velocidade cinética das moléculas, aumentando o número de choques efetivos)

Superfície de contato( A exposíção de uma porção da molécula ou material para que a reação ocorra, Exemplo: Serragem queima mais rapidamente que uma tora de madeira, pois a superfpicie de contato é maior na serragem)

Catalizadores ( catalisadores, são compostos, ou substâncias que diminuem a barreira energética para que uma reação química aconteça, exemplo disso são as ENZIMAS) 

Fatores específicos da reação, Exemplo uma reação de combustão a presença de O2 aumenta a velocidade da reação, ja que o mesmo é o comburente do processo. 

Exemplo na engenharia de produção

processo de produção de Etanol a partir da cana de açúcar, controlar a temperatura do bioprocesso para que as LEVEDURAS fermentem em uma temperatura ideal, maceração ou liquefação do substrato usado para AUMENTAR a superfície de contato, Controle do pH, e da oxigenação. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Química trata-se de uma ciência focada no estudo e análise da composição, estrutura e propriedades da matéria. Ela também ocupa-se dos processo que ocorrem ao longo de uma reação química e de sua relação com a energia envolvida nas transformações.

Nesse contexto, a área que ocupa-se do estudo das velocidades das reações químicas é a Cinética Química. Daí, os principais fatores que afetam a velocidade das reações são:

  • Temperatura: comumente o aumento da temperatura faz com que se alcance mais rápido o complexo ativado e, consequentemente, a reação acontece mais rapidamente;
  • Concentração: a medida que se eleva a concentração dos reagentes, há maior possibilidade das partículas colidirem e, em consequência, a reação é acelerada;
  • Pressão: o aumento da pressão eleva a velocidade sobretudo de reações gasosas;
  • Superfície de contato: o aumento da superfície de contato faz que a reação se processe mais rapidamente pois haverá mais contato entre as moléculas dos reagentes;
- Catalisadores: o uso de catalisadores possibilitam também o aumento da velocidade de reação.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais