Buscar

Como ocorre a fotossíntese em plantas C4 e C3?

💡 6 Respostas

User badge image

Mariana Queiroz

Uma planta "normal" - que não tenha adaptações fotossintéticas para reduzir a fotorrespiração - é chamada de planta c3. A primeira etapa do Ciclo de Calvin é a fixação do dióxido de carbono pela rubisco, e as plantas que usam apenas este mecanismo "padrão" de fixação do carbono são chamadas de plantas c3 assim denominadas devido ao composto de três carbonos (3-PGA) produzido pela reaçãoCerca de 85\%85%85, percent das espécies de plantas do planeta são plantasc3, end subscript, incluindo o arroz, trigo, soja e todas as árvores.

Nas plantas c4, end subscript, as reações dependentes da luz e o Ciclo de Calvin estão fisicamente separados, com as reações dependentes da luz acontecendo nas células do mesófilo (tecido esponjoso no meio da folha) e o Ciclo de Calvin acontecendo em células especiais ao redor das nervuras. Estas células são chamadas de células da bainha do feixe vascular.

 

0
Dislike0
User badge image

Uilliam Flores Ramos

A fotossíntese C4 é uma via fotossintética adaptativa que evoluiu para diminuir os efeitos prejudiciais do declínio gradual de CO2 atmosférico, como a fotorrespiração. É comum que em plantas C4, dois tipos de células cooperem no processo de fixação de carbono: da bainha e do mesofilo. Embora grande parte da bioquímica está bem caracterizada, pouco se sabe sobre o mecanismos genéticos subjacentes à especificidade de células do tipo de condução C4.

Plantas C3 apresentam maior fotorrespiração que plantas C4, considerando que plantas C3 apresentam maior afinidade com a Rubisco de que as plantas C4 com a PEPcase. Assim, a carboxilação nas plantas C3 é feita apenas pela Rubisco, enquanto nas plantas C4, além da Rubisco, existe a PEP-case com enzimas responsáveis pela carboxilação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais