Buscar

A alienação parental pode configurar-se como hipótese de incidência da responsabilidade civil?

Como? Apresente casos modelo para exemplificar situações de incidência.

💡 2 Respostas

User badge image

Larissa Zanelatto

Sim, pois a responsabilidade civil é acionada quando uma conduta humana resulta em um dano, o qual deve ser reparado a vítima. A alienação parental causa danos psicológicos na criança e o produtor da alienação deverá reparar os danos causados pela prática. Observe o caso:

APELAÇÃO CÍVEL. ALIENAÇÃO PARENTAL. O filho dos litigantes, nascido em 01.03.1994, implementou a maioridade antes mesmo do ajuizamento da ação - em março de 2012, tendo este feito sido ajuizado em junho de 2016, quatro anos após!. Assim, sendo agora maior de idade, goza o filho de plena capacidade civil. Logo, não sendo ele parte no feito, e não subsistindo o poder familiar, inviável que seja juridicamente atingido por decisão tomada em processo no qual terceiro é réu, no caso seu pai... Nesse contexto, sem qualquer finalidade prática eventual reconhecimento de alienação parental que, em tese, possa ter ocorrido no passado, POIS NENHUMA REPERCUSSÃO TERIA PARA O FUTURO, pois inviável adotar, em relação a maiores de idade, qualquer das medidas contempladas na legislação especial (art. 6º, incs. I a VII, da Lei 12.318/10). Não se trata aqui de reconhecer prescrição ou decadência! O fenômeno é da ausência de legítimo interesse, em razão, da absoluta impossibilidade de aplicar, no caso, qualquer das medidas previstas em lei, em virtude da maioridade do filho. No caso está evidenciado que o verdadeiro intuito do apelante é rediscutir tema que se encontra coberto pela coisa julgada no âmbito penal, pois ele já foi condenado, em sentença transitada em julgado, em razão da prática... de delito tipificado no art. 214, c/c o art. 71 do CP, praticado contra o filho, enquanto este ainda era menor, valendo lembrar o que a respeito dispõe expressamente o art. 935 do Código Civil (Art. 935. A responsabilidade civil é independente da criminal, não se podendo questionar mais sobre a existência do fato, ou sobre quem seja o seu autor, quando estas questões se acharem decididas no juízo criminal). Logo, também por esta circunstância não cabe mais rediscutir os mesmos fatos, agora no âmbito cível. NEGARAM PROVIMENTO. UNÂNIME. (Apelação Cível Nº 70079602512, Oitava Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Luiz Felipe Brasil Santos, Julgado em 28/02/2019).

(TJ-RS - AC: 70079602512 RS, Relator: Luiz Felipe Brasil Santos, Data de Julgamento: 28/02/2019, Oitava Câmara Cível, Data de Publicação: Diário da Justiça do dia 11/03/2019)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais