Buscar

O fator limitante para a absorção de substancias com coeficiente de partição sangue/ar baixo ou elevado é o mesmo? justifique

💡 1 Resposta

User badge image

Manu Medeiros

A absorção é a primeira fase da toxicocinética caracteriza pela entrada do toxicante no organismo por meio de transporte em membranas. Um toxicante pode ter sua ação tóxica potencializada ou diminuída pela via de absorção, levando-se em consideração suas características físico-químicas e as condições do meio, como hidrossolubilidade ou lipossolubilidade, grau de ionização, área de absorção, pH do meio, etc.

As principais vias de absorção de toxicantes são pela via respiratória (gases, substancias altamente voláteis, etc.) e pela mucosa gastrintestinal (geralmente intoxicação intencional com medicamentos, venenos, etc., mas também acidentais, especialmente no caso de crianças). A absorção de toxicantes pela pele é menos comum, mas ela ocorre com substancias que possuem alta lipossolubilidade como pesticidas do grupo dos organofosforados e organoclorados, substâncias que em animais superiores são responsáveis por crises colinérgicas, aumento do risco do desenvolvimento de neoplasias e leucemias, etc.

A absorção por outras vias é menos comum e conhecida, mas sua existência é possível desde que observadas as características da região que o toxicante se encontra e também as características do mesmo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais