Buscar

Explique a participação do íon cálcio na sinapse química e justifique a importância das sinapses químicas no sistema sensorial?

💡 3 Respostas

User badge image

Alexandre Senter

O Ca tem a função de entrar na membrana pré sinática e permitir a exocitose de vesículas contendo neurotransmissores. Essa interação entre a vesícula e o terminal pré sináptico é modulada por uma proteína chamada sinapsina, serve de substrato para o complexo para proteínas qiunases dependentes de Ca-Calmodulina. Sinapses químicas têm a capacidade de serem transmitidas à longa distância e possuem um caráter mais especificos, além do fato de poderem ser moduladas, diferentes das elétricas. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Sinapses são zonas ativas que permite contato entre uma determinada terminação nervosa com neurônios ,celulas entre outros.

Logo o terminal pré-sináptico possui vesículas transmissoras que contém substâncias transmissoras que são liberadas na fenda sináptica e que são controladas pelos canais de cálcio só que dependem da voltagem. Esse potencial de ação despolarizara a membrana pré-sináptica , os canais de sódio se abrirão e os íons de cálcio entrarão no terminal pré-sináptico que se ligarão a proteínas especiais. As sinapses são de fundamental importância pois são utilizadas para transmitir sinais no sistema nervoso central logo as sinapses são as responsáveis por transmitir esse sinal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais