Buscar

idéias de materiais de construção sustentáveis?

💡 2 Respostas

User badge image

Iaê Vitor Celestino

Bambu – Sabia que o bambu tem resistência maior que a do aço utilizado na construção civil? Sabia que já existem estudos para substituir o mesmo aço no concreto armado

 

0
Dislike0
User badge image

Sheila Teixeira

1. Bioconcreto

2. Telhado Verde:  Os telhados verdes consistem na aplicação de uma camada vegetal sobre uma base impermeabilizada com manta de PVC. Como as plantas refletem mais raios solares do que as telhas comuns, os telhados verdes oferecem um excelente isolamento térmico e acústico para os edifícios.

A tecnologia é especialmente útil nos edifícios de cidades muito quentes, pois é possível dispensar a instalação de aparelhos de ar condicionado e poupar recursos e energia elétrica. Uma pesquisa do EnergySavers revelou que projetos com telhados verdes podem até diminuir as chamadas ilhas de calor as grandes metrópoles.

3. Vidro inteligente: omente com o toque de um botão, os vidros eletrocrômicos – ou vidros inteligentes – permite o controle de transparência, absorção de calor e do quanto de uma área será iluminada. Em dias muito quentes, por exemplo, basta ajustar os controles para que menos luz do sol passe pelo vidro.

4. Bambu: O bambu já vem sendo utilizado como matéria prima para a fabricação de portas e pisos. No entanto, o material também pode ser usado como substituto do concreto armado.

Extremamente resistente, sustentável e disponível em grandes quantidades, testes para novas espécies de bambu já apresentam resistência à tração 6 vezes maior que a do aço. A ideia é que, no futuro, o material também possa ser usado em armações de diversas matrizes, como solo e cimento.

5. Tinta ecológica: As tintas ecológicas são formuladas a partir de matérias-primas totalmente naturais, como corantes e óleos. Assim, não há acréscimo de insumos derivados de petróleo ou uso de componentes sintéticos. Algumas tintas também são livres de Compostos Orgânicos Voláteis,  – os chamados COVs – que são agressivos para a saúde e contribuem para a destruição da camada de ozônio.

6. Replast: 

Criado pela startup americana ByFusion, o tijolo REPLAST é produzido a partir da compressão dos restos de plástico em blocos modulares. Por serem moldados em várias formas e encaixes diferentes, não é necessário utilizar cola, adesivos ou qualquer tipo de argamassa para garantir a fixação dos tijolos.

Além disso, o processo de fabricação não emite CO² e também não é tóxico e os resíduos plásticos usados como matéria-prima são retirados dos oceanos.

7. Containers: 

A construção com containers deixou de ser moda e se transformou em uma técnica fixa de construção. Como as estruturas podem ser provenientes do transporte de mercadorias, é possível utilizar containers reciclados e economizar até 30% na construção de uma casa ou edifício, em relação a uma construção tradicional do mesmo projeto.

8. Lâmpadas LED: 

Com a proibição das lâmpadas incandescentes no Brasil, as lâmpadas LED passaram a ocupar mais espaço no mercado. Apesar de ainda serem um pouco mais cara, a eficiência energética da tecnologia LED é bem superior, proporcionando até 80% de economia de energia em comparação com as opções tradicionais de iluminação.

Além disso, as lâmpadas LED não esquentam o ambiente e possuem vida útil bastante longa – os modelos mais tecnológicos podem durar até 15 anos.

9. Argamassa de argila: Sim, existe uma argamassa feita com argila. Ela substitui o cimento na mistura da argamassa e pode ser usada em paredes internas para assentar os acabamentos, com a vantagem de ser totalmente sustentável e ainda contar com um melhor desempenho termoacústico. Além disso, a argamassa de argila ainda impede o aumento excessivo de umidade nos ambientes, podendo ser aplicada especificamente como material isolante.

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais