Buscar

o que e a teoria da iluminação?

💡 3 Respostas

User badge image

Carlos Eduardo

Agostinho buscava em seus ensinamentos destacar a importância de Deus para o crescimento daquilo que não é material, ou seja, a alma humana. 


Neste sentido, a teoria da iluminação consistia por atingir uma luz que não é de cunho material por meio do conhecimento da verdade. A partir do momento em que o homem consegue atingir esse conhecimento, essa luz, ele passa a ter uma vida verdadeiramente feliz tendo o que o filosofo afirmava ser a rememoração de Deus.

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A teoria da iluminação divina é geralmente concebida como distintamente cristã, distintamente medieval e distintamente agostiniana. Há alguma justificativa para isso, é claro, na medida em que os filósofos medievais cristãos deram à teoria uma discussão séria e sustentada, e na medida em que Agostinho deu à iluminação um papel muito proeminente em sua teoria do conhecimento.

Ainda assim, é melhor pensar na teoria em um contexto mais amplo. A iluminação divina desempenhou um papel proeminente na filosofia grega antiga, na posterior tradição de comentários gregos, no neoplatonismo e na filosofia islâmica medieval. Além disso, foram filósofos medievais cristãos, perto do final do século XIII, que foram responsáveis por refutar decisivamente a teoria. A assistência deve ser sobrenatural , claro, ou não contará como iluminação divina . Deve ser especial , no sentido de que deve ser algo mais que a criação divina e a conservação contínua da mente humana. A mente deve contar regularmente com essa assistência, a fim de completar sua visão ordinária.atividade cognitiva: de outro modo, uma experiência mística ocasional poderia bastar para confirmar uma teoria da iluminação divina.

Mas um defensor da teoria só precisa sustentar que precisamos dessa assistência para alguma parte de nossas atividades cognitivas comuns: dificilmente alguém imaginou que toda forma de cognição humana requer uma ilusão divina.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais