Buscar

Discorra sobre as principais teorias propostas para explicar o sucesso evolutivo do clado endopterygota. Apoia cm base na ordem megadiversas?

💡 1 Resposta

User badge image

Tati macedo

O clado endopterygota também chamado em algumas bibliografias por holometabola, compreende os insetos : Neuroptera, Raphidioptera, Megaloptera, Coleoptera, Diptera, Strepsitptera, Mecoptera, Siphonaptera, Trichoptera, Lepidoptera e Hymenoptera,. Estes insetos possuem desenvolvimento homolobetábolo, característica essa sendo como uma das sinapomorfias do clado, além de outras como desenvolvimento de asas e genitália internamente, presença de estágio de pupa. Estão entre essas sinapomorfias características pertinentes ao sucesso dos insetos, em sua fase de desenvolvimento os imaturos e adultos atingem formas direntes e as mudanças são drásticas e nítidas, além das mudanças morfológicas imaturos e adultos possuem diferentes fontes alimentares diminuindo a competição intraespecífica, que é o que nao ocorre nos insetos hemimetábolos, lá a competição acontece, pois ambos têm a mesma dieta. A fase de pupa também é muito vantajosa, visto que ela pode resistir a condições ambientais desfavoráveis, ficando imóvel e estando protegida, o que seria desvantajoso para os hemimetábolos. É dentro deste clado que estão presentes as ordens megadiversas superando o número de espécies dentro da classe Insecta, essas são umas das vantagens para o sucesso.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais