Buscar

Deformação plástica e elástica...

Diferencie deformação plástica e deformação elástica em materiais. Faça um esboço de um diagrama de tensão-deformação e aponte em quais regiões têm-se  um  comportamento elástico e plástico.

💡 3 Respostas

User badge image

Andrei Strickler

Na deformação elástica, o corpo retorna ao seu estado original após cessar o efeito da tensão. Isso acontece quando o corpo é submetido a uma força que não supere a sua tensão de elasticidade (Lei de Hooke).


Na deformação plástica, o corpo não retorna ao seu estado original, permanece deformado permanentemente. Isso acontece quando o corpo é submetido à tensão de plasticidade, que é maior daquela que produz a deformação elástica. Portanto, há a ocorrência ou transição da fase elástica para a fase plástica do corpo que está submetido.

Neste link tem-se um exemplo claro do gráfico que você precisa para entender cada uma das tensões em relação a deformação: https://pt.wikipedia.org/wiki/Deforma%C3%A7%C3%A3o#/media/Ficheiro:Stress_Strain_Ductile_Material.png

Bons estudos.

 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A deformação, por definição, trata-se de uma mudança na geometria de um corpo em virtude de uma ação externa - comumente uma tensão aplicada ou variação térmica.

Nesse contexto, a deformação elástica (também denominada de deformação transitória), ocorre quando o corpo é capaz de voltar para sua geometria original quando a tensão é retirada. A mesma ocorre quando a tensão aplicada não supera a tensão de elasticidade advinda da Lei de Hooke.

Por sua vez, a deformação plástica acontece quando a tensão solicitante ultrapassa a tensão de elasticidade de Hooke e, consequentemente, o corpo não é capaz de retornar para sua geometria original quando a tensão desaparece, permanecendo deformado de forma permanente.

A figura abaixo apresenta os diagramas e os tipos de deformação.


Diagramas de deformação elástica e plástica. Fonte: Slide Share. Acesso 24 jul. 2019

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais