Buscar

A psicologia é uma disciplina em que uma ênfase especial foi feita por algumas de suas escolas ou correntes, para atribuir o caráter de ser uma das:

💡 4 Respostas

User badge image

Daiane Cristina

1) Uma leitora afirma ter ouvido, com certa frequência, frases como "Ele deu um ênfase especial àquele aspecto". Como lhe parece errada essa forma, indaga qual a correta: um ênfase ou uma ênfase?

2) Ora, sempre é bom lembrar – até para criar no leitor o salutar hábito de um raciocínio que se repete – que, quando se quer saber se uma palavra existe ou não em português, ou mesmo qual é seu gênero, grafia e/ou pronúncia, ou qual o seu plural quando foge à normalidade, deve-se tomar por premissa o fato de que a autoridade para listar oficialmente os vocábulos pertencentes ao nosso idioma e para definir-lhes as demais peculiaridades e circunstâncias, é a Academia Brasileira de Letras.

3) E essa autoridade, a ABL a exerce por via da edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

4) Uma simples consulta ao VOLP mostra que ênfase é palavra pertencente ao gênero feminino (uma ênfase, e não um ênfase).

5) Em reposta ao leitor, confiram-se os seguintes exemplos, com a indicação de sua correção ou erronia entre parênteses: a) "Ele deu um ênfase todo especial àquele aspecto" (errado); b) "Ele deuuma ênfase toda especial àquele aspecto" (correto).

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Através de suas várias abordagens, a psicologia explora conceitos como percepção , atenção , motivação , emoção , funcionamento do cérebro , inteligência , pensamento , personalidade , relacionamentos pessoais , consciência e inconsciência.

A psicologia usa métodos empíricos. Pesquisa quantitativa e qualitativa para analisar o comportamento e diversos outros tipos de métodos qualitativos e mistos também podem ser vistos, especialmente no campo clínico ou de consultoria.

Embora o conhecimento psicológico seja frequentemente usado na avaliação ou tratamento de psicopatologias , nas últimas décadas os psicólogos também estão sendo empregados nos departamentos de recursos humanos das organizações, em áreas relacionadas ao desenvolvimento e envelhecimento infantil , esportes. , mídia , mundo do direito e ciências forenses.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais