Buscar

Como se explica a ascensão capilar? Que relação existe entre a altura da ascensão capilar e a tensão superficial?

💡 4 Respostas

User badge image

Fernanda Santiago

A imagem mostra o efeito da capilaridade.
Ao introduzirmos um tubo capilar em um líquido observamos ele subir através do tubo, isso ocorre pois as moléculas do líquido, que estão sobre força de coesão (atração entre as moléculas), vão ser atraídas pelas moléculas da parede do tubo, fazendo com que o líquido suba através do tubo capilar. Essa atração que acontece entre as moléculas diferentes recebe o nome de adesão.
Os tubos capilares levam esse nome por serem semelhantes a um fio de cabelo, nestes tubos ocorre o fenômeno de capilaridade, dependendo da sua utilização ou aplicação eles podem ser feitos de diferentes materiais como cobre, vidro, ligas de metal, etc. Quanto mais fino for o tubo maior é o efeito.
Levando em consideração o caso em que o tubo capilar é de vidro e o líquido é a água, a força de adesão entre as superfícies da água e do vidro é maior que a força de coesão das moléculas de água, então a água vai aderir ao tubo capilar formando uma curvatura côncava, esta curvatura em virtude da tensão superficial suporta que a água do tubo fique acima do nível existente no recipiente.
Já no caso em que o líquido é o mercúrio, a força de coesão entre as moléculas de mercúrio é superior a força de adesão entre o vidro e o mercúrio, sendo assim o mercúrio não vai aderir ao tubo de vidro, formando uma curvatura convexa, esta curvatura em virtude da tensão superficial é responsável pelo líquido descer no tubo.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A ascensão capilar é explicada a partir do contato entre as moléculas do líquido e a superfície de um sólido.

Quando há aderência do líquido no sólido, é formado no interior do tubo de raio pequeno um menisco côncavo, que causa a ascensão do líquido no tubo. Caso ocorra uma repulsão entre o líquido e o sólido, forma-se no interior do tubo capilar um menisco convexo, que gera a depressão do líquido no tubo.

A relação entre a ascensão ou depressão capilar (h), com a tensão superficial (y), do líquido é dada por: h= 2γcosθ/ρgR, onde (ρ) é a massa específica do líquido, (g) a aceleração da gravidade, (R) o raio interno do tubo capilar e (θ) é o ângulo de contato entre o menisco do líquido e a superfície interna do tubo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais