Buscar

fundações das obras de engenharia sobre os solos compressíveis, podem vir a ocorrer recalques?.

💡 3 Respostas

User badge image

Samuel Nunes

Sim.Podem vir a ocorrer recalques, que são deslocamentos verticais descendentes destes elementos construtivos, acarretando os chamados recalques diferenciais, que podem causar danos às estruturas.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O sistema de fundações é o nome dado para o conjunto de estruturas responsáveis pela transferência de esforços da edificação para o solo. As fundações são classificadas em profundas (estacas e tubulões) e em superficiais (sapatas e radiers).

Para o dimensionamento e detalhamento de fundações de modo geral, deve-se seguir as recomendações da NBR 6122 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), intitulada “Projeto e execução de fundações”.

Nesse contexto, o recalque de fundação trata-se de um rebaixamento que a estrutura sofre como um todo em razão da ocorrência do adensamento do solo. Tratando-se de solos compressíveis, o recalque é ainda é mais preocupante, pois com a compressão do solo vem uma deformação e, consequentemente, um rebaixamento da estrutura.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais