Buscar

Como o Estado Democrático de Direito surgiu?

💡 3 Respostas

User badge image

Terezinha Pasin


O Estado Democrático de Direito é um termo relativamente novo na doutrina do direito, sendo uma das conquistas do neoconstitucionalismo, a partir do pós-Segunda Guerra Mundial, principalmente a partir da experiência alemã.

O que é o tão falado Estado Democrático de Direito? É simples.

É um conceito que designa um Estado que respeita e garante os direitos fundamentais de sua população, observa os direitos humanos em prática, garantindo liberdades civis e sociais aos seus cidadãos.

No Brasil entramos no paradigma de Estado de Direito a partir da Constituição Cidadã de 1988.

Bons estudos!

 

1
Dislike0
User badge image

Jeferson Félix

Estado de Direito" surgiu inicialmente no meio acadêmico, mais especificamente na doutrina alemã do século XIX, e posteriormente veio a se tornar um princípio presente em inúmeras Constituições. Segundo se crê, foi exposta pela primeira vez em um livro de Direito Público, editado em 1829 por um alemão, Von Mohl, e para este, o Estado de Direito se baseava na razão, no conhecimento humano e em uma Constituição, sendo contra despotismos e arbitrariedades

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

O Estado Democrático de Direito é uma construção social paulatina e gradual das civilizações, que se deu (e se dá) como forma de organização de determinado nicho ou grupo de indivíduos.

Já na Antiguidade há registros de organizações delimitadas de direitos e garantias que protegiam e, ao mesmo tempo, vinculavam os integrantes das sociedades, a fim de garantir o desenvolvimento e os tempos de paz.

É preciso, a par disso, ter em mente que a democracia, como sistema de governança segundo o qual todo o poder emana do povo, é identificado até mesmo nos tempos da Grécia Antiga. É a partir da ideia de espírito democrático que surge o o Estado de Direito, sob forma de uma sucessão de reafirmações da própria democracia, pois baseado na regulamentação, escrita ou não, das normas de controle social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais