Buscar

por que a água oxigenada reage na banana?

💡 3 Respostas

User badge image

Franciny Rodrigues

Ocorre a decomposição da água oxigenada: 2 H2O2(aq) → 2 H2O(l) + O2(g)

O que causa essa decomposição é a presença na banana (e também no nosso sangue) de uma enzima chamada Catalase, responsável pela proteção dos tecidos contra a água oxigenada formada durante o metabolismo celular. 

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Primeiramente, é necessário relembrar que a banana, assim como a maça e batata, possui em sua constituição as enzimas catalase e peroxidase, que causam o escurecimento destes frutos quando corta-se os mesmos e os expõe ao ar. Em especial, a catalase e a peroxidase possuem a função de proteger os tecidos contra os efeitos tóxicos da água oxigenada gerada ao longo do metabolismo celular.

Portanto, a água oxigenada reage na banana quando adicionada em grande quantidade pelo fato da catalase reduzir diretamente a água oxigenada enquanto a peroxidase provoca a aceleração da reação com um substrato chamado guaiacol que confere uma coloração marrom escura.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais