Buscar

1 - Quais são as características do Direito? 2 - Quais são as características da Moral?

💡 2 Respostas

User badge image

_World Football

Moral é individual, interna, pertence à conduta individual da pessoa, ao seu consciente ou inconsciente, ao seu íntimo, enquanto o Direito representa sempre uma alteridade, uma relação jurídica, uma norma de agir dotada de sanção e coerção, projetando-se, portanto, externamente.

0
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

Podemos dizer que o Direito é bilateral, enquanto que a moral é unilateral: isso porque, no Direito, existem a concessão de direitos/garantias e obrigações; enquanto que na moral há somente a imposição de deveres.

O Direito é externalizado, enquanto que a moral é interiorizada: isso se dá porque o Direito cuida das condutas dos indivíduos, das atitudes externalizadas dos indivíduos; já a moral atua no campo da consciência, visando evitar, justamente, que as condutas contrárias às normas sejam externalizadas. 

Na moral, as pessoas decidem aderir a uma regra de maneira autônoma, enquanto que no direito essas normas são impostas.

No que tange a coercibilidade: uma das características mais notórias do Direito é, justamente, a coercibilidade, ou seja, caso as normas não sejam respeitadas pode haver uma penalidade imposta pela força estatal. Enquanto que para a moral não há coerção, ou seja, não há uma punição estatal caso uma moral não seja cumprida. 

 

 

 

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais