Buscar

Alguém me ajuda tenho dificuldade em identifica diretamente ou inversamente proporcional, alguém poderia me ajuda?

💡 6 Respostas

User badge image

Estudante PD

Pense na relação entre as grandezas, por exemplo, a velocidade. Quanto mais rápido eu ando, menos tempo demoro para chegar a determinado lugar, logo as grandezas são inversamente proporcionais: uma aumenta e a outra diminui. 

Aqui: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-sao-grandezas-diretamente-inversamente-proporcionais.htm tem uma explicação bem detalhada.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Nessa dúvida será utilizados conceitos de matemática básica, especificamente proporcionalidade.

---

Primeiramente, deve-se entender o que é razão. Razão é quando há uma proporcionalidade entre dois elementos estabelecidos através de uma igualdade. Por exemplo, se eu tenho o dobro de algo em um local em relação à outro, tenho uma razão 2 em relação ao outro lugar. Quando é estabelecido uma igualdade na razão, obtemos uma proporção, como na regra de três. Por exemplo, a cada colher de arroz que uma pessoa colocar no prato, serão adicionadas duas de feijão. Isso quer dizer que caso a quantidade de colheres de arroz aumente, a de feijão vai aumentar também, em uma devida proporção. Logo, se forem colocadas 2 colheres de arroz, serão colocados 4 de feijão.

Contudo, temos diferentes proporcionalidades. Caso ambas os valores cresçam na proporção, a proporção será direta, assim como no exemplo acima, em que a cada vez que se adicionava uma colher de arroz, eram adicionadas 2 de feijão. Isto é, ambos os valores cresciam em uma proporção.

Na proporção indireta, a cada vez que um valor aumenta, o outro diminui, isto é, o aumento de um causa o decrescimento do outro. Por exemplo: em uma obra trabalha-se 8 horas por dia para completa-la em 40 dias. Caso seja aumentado as horas trabalhadas por dia, será diminuído a quantidade de dias necessários para completar a construção.

Vale ressaltar que na regra de três, quando tivermos um valor inversamente proporcional, deve-se inverter a fração na hora do cálculo.

1
Dislike0
User badge image

Adriano Santana

achho q s

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais