Buscar

As freqüências das ondas eletromagnéticas variam de alguns ciclos por segundo a valores quase inimagináveis,

As freqüências das ondas eletromagnéticas variam de alguns ciclos por segundo a valores quase inimagináveis, como 1022 Hz, que é a freqüência de alguns raios cósmicos. Obtemos freqüências diferentes usando diferentes tipos de osciladores. Por exemplo, as ondas de rádio são produzidas por circuitos elétricos oscilantes; já os raios X, que compreendem freqüências muito altas, são obtidos por oscilações que ocorrem em nível atômico ou pela desaceleração brusca de elétrons. Podemos classificar as ondas eletromagnéticas de acordo com suas freqüências, que, como vimos, estão intimamente ligadas ao tipo de /fonte usado em sua produção. No vácuo, todas as ondas eletromagnéticas se propagam com a mesma velocidade, representada pela constante c. Tais ondas são geradas por campos elétricos e magnéticos que alternam perpendicularmente. Uma onda eletromagnética senoidal com frequência igual a 6,13.1014 Hz no ar no sentido convencionado como sendo o negativo do eixo z. O campo magnético é paralelo ao eixo y e possui amplitude igual a 5,80.10-4 T. Escrevas as equações vetoriais para o campo elétrico e o campo magnético.

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Experimentalmente chegou-se ao resultado de que os campos magnéticos , ao contrário dos elétricos , não começam e terminam em cargas diferentes. Esta lei indica principalmente que as linhas dos campos magnéticos devem ser fechadas.

Em outras palavras, ele é dito que em uma superfície fechada, qualquer que seja isso, não será capaz de colocar uma fonte ou campo afundar, isso expressa a ausência de monopolo magnético . Envolvendo um dipolo em uma superfície fechada, nenhum fluxo magnético sai ou entra, portanto o campo magnético não diverge, não sai da superfície.

Maxwell não considerou o material em geral, essa formulação inicial utiliza permissividade e permeabilidade em meios lineares, isotrópicos e não dispersos , embora também possam ser utilizados em meios anisotrópicos.

Assim, a equação vetorial será:


1562267005668

0
Dislike0
User badge image

Paulcosta Costa

Resposta b)frequência
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais