Buscar

Qual é a crítica de algumas autoras da teoria de gênero à objetividade das ciências sociais clássicas, notadamente de Durkheim?

💡 4 Respostas

User badge image

Gilvana Freitas

Preciso dessa resposta
1
Dislike0
User badge image

Carolina Miranda

Ai mana, somos duas que queremos
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O sociólogo francês Émile Durkheim defendia a ideia de que o meio social é constituído de diversas ideias, crenças, sensações e costumes e que, nesse contexto, é necessário que os indivíduos façam parte da sociedade produzindo a denominada consciência coletiva. Assim, Durkheim afirmava ainda que o meio social interfere na formação de ideias do indivíduo e uma vez que ele não faça parte da sociedade será acometido por diversas anomalias do ponto de vista psicológico.

Além disso, Durkheim dizia que o fato social representa maneiras de agir, de pensar e de sentir que atuam sobre os indivíduos moldando-os a determinados padrões do local onde vivem. Porém, vale ressaltar que nem todas as ações e pensamentos são considerados fatos sociais. O fato social caracteriza-se por:

  1. Coercitividade: relaciona-se com o poder no sentido de impor padrões aos indivíduos;
  2. Exterioridade: trata-se da influência dos costumes e da cultura atuando sobre o indivíduo desde seu nascimento;
  3. Generalidade: expressa que os fatos sociais são coletivos, isto é, que atuam para um grupo todo e não para uma única pessoa.
  4. Visto isso, alturas autores da teoria de gênero fazem críticas à teoria de consciência coletiva, visto que alguns gêneros não possuem voz ativa em todos os segmentos da sociedade ainda.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais