Buscar

Cite um exemplo de aplicação da Teoria da Asserção:

💡 3 Respostas

User badge image

Bruna Gabriela Braga

Sujeito A promove Ação de Cobrança em face do sujeito B sem, todavia, especificar em suas razões iniciais a relação de direito que deu ensejo a configuração da obrigado pecuniária, objeto da lide. Em sede de defesa, o réu alega que o autor não possui condições para a propositura da demanda, tendo em vista que o débito do qual é supostamente devedor, é proveniente de dívida de jogo. Nesse caso, a averiguação da concorrência das condições de ação, pressupõe robusta produção de provas, bem como intensa atividade cognitiva, traduzindo-se, logo assim, segundo a perspectiva adotada pela teoria da asserção, em verdadeiro problema de mérito, implicando a prolação de pronunciamento judicial negativo, ante a impossibilidade jurídica do pedido.
0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Na teoria da asserção, o julgador deve encarar, prima facie, que as alegações do autor são verdadeiras, de modo a determinar o prosseguimento do processo. Assim, não está fazendo um julgamento do mérito ou as condições da ação propriamente, mas encarando os fatos como hipoteticamente verdadeiro, o que não impedirá (nem pode) o desenvolvimento regular do processo, com respeito ao contraditório e à ampla defesa.

Assim, exemplificando, se José narra na petição inicial que contratiu obrigação de pagar por serviço prestado pela empresa Alfa e que adimpliu todas as suas obrigações, mas foi indenvidamente negativado junto aos órgãos de proteção de crédito, o juiz aceitará os fatos como inicialmente verdadeiros para verificar, dentre outras questões, a legitimidade passiva.

Se os fatos trazidos por José são encarados como verdadeiros, pode o juiz verificar que a empresa Alfa seria legitimada, devendo ser citada, o que não ocorreria se, a despeito do exposto, José ajuizasse a ação em fase da empresa Beta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais