Buscar

A função do Balancete de Verificação ?

💡 4 Respostas

User badge image

Jorgin Luiz

O Balancete de Verificação é um relatório gerado pelo setor de contabilidade das empresas e encaminhado para os clientes com o intuito de fornecer um demonstrativo contábil de todas as contas em movimento na empresa e seu respectivo saldo.

Olhando o balancete de verificação, é possível ter uma visão bastante esclarecedora à respeito da parte financeira da empresa e verificar se os lançamentos contábeis realizados dentro do período estão corretos.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

No contexto da Contabilidade, o balancete de verificação trata-se de uma ferramenta muito empregada com o intuito de confirmar se os lançamentos contábeis feitos em um certo período estão corretos. Logo, a função do balancete de verificação é encontrar possíveis erros.

O balancete de verificação é fundamentado no método das partidas dobradas. O método de partidas dobradas, descrito pela primeira vez no final do século XV na Itália, consiste no sistema padrão utilizado pelas empresas para registrar suas atividades financeiras. Esse método consiste, basicamente, no entendimento de que para cada lançamento de uma transação financeira nas contas a débito, deve-se lançar um respectivo valor nas contas a crédito. Dessa forma, cada débito corresponde a um crédito de igual valor e os valores totais de ambos serão iguais. A ideia por trás desse método é o de que não há devedor sem credor correspondente. Além disso, o crédito consiste na origem ou entrada do valor e o débito seria a destinação desse crédito. Como consequência do método de partidas dobradas a soma dos saldos da conta de Ativos é igual a conta de Passivos e o Balanço Patrimonial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais