Buscar

Qual efeito de um aumento da taxa de reservas compulsórias sobre a oferta da moeda?

💡 3 Respostas

User badge image

Yasminy Calegari

Quanto maior a taxa de reserva compulsória, menos moeda na economia. Pois os bancos tem menos dinheiro para empréstimos.

No lado contrário, com a redução, os bancos terão mais dinheiro disponível para empréstimos. E um aumento no volume de empréstimos, incentiva a atividade econômica.
 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As reservas compulsórias são referentes a quantidade de dinheiro que os indivíduos decidem armazenar, sem investir ou com investimentos de pouco risco, como poupanças.

A oferta da moeda é referente a quantidade de moeda disponível no mercado, que define o seu valor de acordo com a disponibilidade.

O aumento das taxas de reservas compulsórias reduz a oferta de moeda, pois apenas retira moedas de circulação com simples objetivo de acúmulo ou proteção do capital.

Portanto, a consequência do aumento da taxa de reservas compulsórias é a redução da oferta de moeda, por simples retirada de capital de circulação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais