Buscar

Qual a diferença entre bactérias, vírus e fungos.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Os vírus são organismos pequenos, simples e parasitas intracelulares obrigatórios. Possuem um genoma de ácido nucléico responsável por traduzir as funções para a replicação e o vírion: forma extracelular que permite a migração de uma célula hospedeira para outra. O vírion é formado, basicamente, pelo genoma viral e uma capa proteica, o capsídeo. O termo "vírus" tem origem latina e é traduzido como fluido venenoso/toxina. O mesmo apresenta uma composição muito simples uma cápsula proteica envolvendo um material genético (DNA ou RNA). Os vírus não são podem ser considerados seres vivos, uma vez que os mesmos precisam ser parasitas, isto é, dependem do organismo de outros seres para viverem e se reproduzirem.

Por sua vez, as bactérias fazem parte do Reino Monera, elas são seres unicelulares, pois são constituídas apenas por uma célula, e procariontes, pois não possuem núcleo em sua célula ou qualquer outra organela ligada à membrana. As bactérias podem por sua vez se reproduzir tanto sexuadamente (conjugação, onde há uma troca de material genético) quanto assexuadamente (bipartição ou cissiparidade).

Por fim, os fungos consistem seres de tamanho microscópico ou macroscópico, unicelulares ou pluricelulares, eucariotas e heterótrofos. No caso dos fungos pluricelulares, seu corpo é constituído de dois componentes: o corpo de frutificação, responsável pela reprodução, e o micélio que é constituído por uma série de filamentos, onde cada um destes filamentos é chamado de hifa.

2
Dislike0
User badge image

Rafaela Ansiliero

As bactérias são microrganismos unicelulares e procariotos, ou seja, não possuem membrana nuclear (carioteca). De outra forma, os fungos podem ser unicelulares (leveduras) ou pluricelulares (fungos filamentosos) e são seres eucariotos, ou seja, possuem membrana nuclear (carioteca). Enquanto que, os vírus são compostos por material genético, DNA ou RNA envoltos por uma capa proteica e semprem de uma célula para poder replicar seu material genético.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais