Buscar

Por que o sentido da corrente elétrica é convencionada para o lado oposto ao verdadeiro?

💡 5 Respostas

User badge image

elison campos

não entendi a pergunta.

0
Dislike0
User badge image

Larissa Silva

Porque acreditava-se que os prótons é que se moviam para o polo negativo (sentido convencional). Mas logo depois, verificou-se que os elétrons é que se moviam no sistema para o polo positivo (sentido real). No entanto, alguns vestibulares ainda cobram o convencional, talvez por prezarem o primordial...
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

É chamada de corrente elétrica o movimento das partículas eletricamente carregadas que saem do equilíbrio eletrostático. Nos condutores sólidos, como é o caso dos metais, a corrente elétrica é caracterizada pelo movimento dos elétrons livres.

Convencionou-se representar a corrente elétrica partindo do ponto de potencial mais alto para o ponto de potencial mais baixo, ou seja, do polo positivo para o negativo. Entretanto, essa é uma representação que não é fiel a realidade. Como sabemos, a corrente elétrica ocorre devido ao movimento dos elétrons livres, que possuem carga negativa. Logo, o sentido da corrente é do polo negativo para o positivo, sendo o oposto do sentido convencional.

Logo, o sentido convencional é utilizado para facilitar o estudo de fenômenos ligados a corrente elétrica, pois o sentido convencional coincide com o sentido do vetor do campo elétrico que a produziu. Porém, o sentido real é aquele representado pelo movimento das cargas elétricas indo do negativo para o positivo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais