Buscar

filosofia

1. É importante a contribuição de Jean-Jacques Rousseau para a filosofia moderna, bem como para a definição de uma filosofia da educação. Da mesma forma que Descartes, Rousseau valoriza o amor à verdade como atividade nuclear da filosofia. Mas tem posicionamentos diferentes quando se trata de pensar a subjetividade e a proposta pedagógica em relação à infância. Considere as seguintes proposições sobre Rousseau e seu pensamento: I. Para Descartes a evidência da verdade é algo exclusivamente intelectual, diferente de Rousseau, que coloca a evidência da verdade dependente da “sinceridade do coração”. II. Para Rousseau, a verdade tem seu porto seguro em uma pessoa cuja subjetividade é organizada à base dos sentimentos. III. Rousseau tem uma visão positiva da infância, pois ela está mais próxima da bondade original que há em todo homem. IV. A infância em Rousseau é condição essencial para o desenvolvimento da filosofia como tarefa da busca da verdade. V. A infância é uma fase em que a sociedade ainda não corrompeu o indivíduo. Daí Rousseau acreditar que no coração humano não há perversidade original. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

F – F – F – F – F

V – V – V – V – V

F – V – F – V – F

V – V – F – V – F

V – F – V – V – F

💡 6 Respostas

User badge image

Samira Giacomelli

a resposta é v-v-v-v-v

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Inicialmente, iremos abordar as concepções que Descartes e Rousseau possuem sobre a temática da filosofia da educação.

Dessa forma, podemos analisar que, para Rousseau, o homem nasceria bom e a sociedade iria lhe corromper. Logo, a sociedade seria dominada por uma civilização artificial, em que predomina a razão, não a natureza humana. Logo, a educação deveria ter seu início com o desenvolvimento das faculdades sensitivas, já que podemos inferir que as primeiras faculdades que se formam no homem estão relacionadas aos sentidos, que, por isso, devem ser cultivados antes de tudo.

Por conseguinte, quando analisamos Descartes, teremos que ele irá buscar uma verdade indubitável, inicia suas meditações pela dúvida metódica, em que, para explicá-la, recorrerá ao artifício de supor a presença do gênio maligno, cuja função seria a de alimentar a hipótese do pensamento como um conjunto de falsidades, sendo a primeira verdade indubitável.

Por fim, ao analisarmos as assertivas, veremos que a letra “D” seria a correta, visto que na assertiva III, o correto seria uma visão negativa da infância, e a V fala que o ser humano, ao nascer, ainda não é corrompido, visto que é justamente ao contrário, na visão de Rousseau.

0
Dislike0
User badge image

andressa colombelli

Eu acho que são todas Falsas

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais