Buscar

Com base no no trecho de texto dado e no livro-base A função do currículo no contexto escolar Dewey entendia o currículo como...

“No Brasil, a constituição do ideário educacional renovador foi influenciada pelo pensamento educacional de Dewey, cujas obras foram traduzidas por Anísio Teixeira. Ele conheceu a filosofia de Dewey na sua primeira viagem aos Estados Unidos e tornou-se depois o seu maior divulgador no Brasil. A apropriação do pensamento educacional de Dewey no Brasil se deu por meio das obras traduzidas, dos manuais pedagógicos e do discurso político nas reformas curriculares”.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

As teorias educacionais de Dewey foram apresentadas em My Creed Pedagogic e vários temas recorrem ao longo destes escritos. Dewey argumenta continuamente que a educação e a aprendizagem são processos sociais e interativos e, portanto, a própria escola é uma instituição social através da qual a reforma social pode e deve ocorrer. Além disso, ele acreditava que os alunos prosperam em um ambiente onde eles podem experimentar e interagir com o currículo, e todos os alunos devem ter a oportunidade de participar de seu próprio aprendizado.

As idéias de democracia e reforma social são continuamente discutidas nos escritos de Dewey sobre educação. Dewey defende a importância da educação não apenas como um lugar para obter conhecimento de conteúdo, mas também como um lugar para aprender a viver. Aos seus olhos, o propósito da educação não deve girar em torno da aquisição de um conjunto pré-determinado de habilidades, mas sim a realização de todo o seu potencial e a capacidade de usar essas habilidades para o bem maior.

Ele observa que "prepará-lo para a vida futura significa dar-lhe domínio de si mesmo; significa treiná-lo para que ele tenha o pleno e pronto uso de todas as suas capacidades". Além de ajudar os alunos a realizar todo o seu potencial, Dewey reconhece que a educação e a escolarização são fundamentais para a criação de mudanças e reformas sociais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais