Buscar

“O CFC é o órgão responsável"

“O CFC é o órgão responsável por normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, também é de responsabilidade do mesmo a aplicação da prova do exame de suficiência por meio dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC).” (Lei 12.249 /2010). 

Nesse contexto, leia as assertivas abaixo:
I - Tem poderes para examinar livros e documentos e exigir informações e esclarecimentos de qualquer órgão público, autarquia e empresa pública. 
Porque
II – Tem como finalidade orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade, cada um em sua base jurisdicional, nos Estados e no Distrito Federal. 

De acordo com as assertivas, assinale a opção correta:

    A    
A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.

    B    As duas assertivas são verdadeiras.
    C    A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
    D    
As assertivas I e II são falsas.

    E    As duas assertivas são verdadeiras, mas a segunda proposição não é complemento da primeira.

💡 7 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O Conselho Federal de Contabilidade é uma entidade que regula e fiscaliza a profissão de contador, no interior do território brasileiro. No Brasil esse conselho foi institucionalizado pelo decreto-lei 9.295/46 através dos conselhos regionais vinculados aos estados da federação.

Essa entidade não depende da administração pública brasileira, atuando de maneira corporativa, sem caráter governamental. O conselho federal de contabilidade tem várias funções, dentre elas a de ser responsável pelo exame de suficiência, exame esse aplicado aos graduados em Ciências contábeis em formação superior.

O exame tem como objetivo a avaliação das competências do profissional contábil, e também, de suas aptidões ao exercício legal da profissão. Entre as diversas atribuições que pertencem ao conselho federal, além do exame de suficiência, estão incluídas as resoluções e disposições das leis que norteiam a profissão do contabilista, o registro e normatização dos profissionais e demais denominações da classe.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa A.

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais