Buscar

Qual a diferença entre direito objetivo e direito subjetivo?

💡 6 Respostas

User badge image

vera da luz

Direito Objetivo estabelece normas de conduta social,Já o direito subjetivo, designa a faculdade da pessoa de agir dentro das regras do direito

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O direito subjetivo é um apanágio ou faculdade delegada à um cidadão, por lei ou através de um contrato de praticar certo ato. Desse modo, o direito subjetivo de um indivíduo é uma prerrogativa, ratificada pelos aparatos legislativos de exigir determinada conduta (ação ou omissão) de alguém, que, por lei ou por ato ou negócio jurídico, está obrigado a observá-la. Em outras palavras é uma norma de conduta obrigatória, ao qual o indivíduo está submetido, por exemplo quando menciona o direito da propriedade pode-se estar concernindo ao direito que uma pessoa possui sobre o objeto (direito subjetivo), sendo assim pensar no direito de propriedade conforme descrito no Código Civil é um direito objetivo. Para tanto, o direito subjetivo complementa o objetivo, ou seja, todos estão submetidos à normas.

Por sua vez, o direito objetivo, que é chamado também de norma agendi, reflete as regras, normas e princípios que regulam e organizam a sociedade, além das instituições que tem este caráter de regulamentação e coação.

0
Dislike0
User badge image

Andressa Soares

Direito Objetivo estabelece normas de conduta social,Já o direito subjetivo, designa a faculdade da pessoa de agir dentro das regras do direito. 

resposta perfeita. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais