Buscar

Ajudem

2- As proteínas representam o grupo de biomoléculas com a variedade de funções no organismo, analise as alternativas abaixo e assinale a correta.

A) As ligações peptídicas são formadas entre um grupamento amino e outros grupamento carboxílico de aminoácidos diferentes, constituindo uma interação instável do tipo covalente.

B) A estrutura primaria refere-se a sequencia de aminoácidos que compõem a proteínas, enquanto a estruturas secundarias esta relacionada com a  interação entra as cadeiras laterais desses aminoácidos.

C) O reagente biureto pode ser utilizado para determinação qualitativa e quantitativa  de proteínas pois ele interage com o grupamento amida que compõem a ligação pépticas.

D) A desnaturação de proteínas desestabiliza sua conformação nativa sem modificar a função destas.

E) As proteínas podem ser classificada em globulares, cuja principal finalidade e a estrutural ou  fibrosa, representadas pelas enzimas, por exemplo. Ajudem

💡 5 Respostas

User badge image

Maria Isabel Almeida

A resposta correta é a letra B.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Primeiramente é importante deixar claro que os aminoácidos consiste em substâncias orgânicas que caracterizam-se pela existência e uma carboxila e um amino em sua composição. Eles são classificados em essenciais e não essenciais, sendo que os essenciais são aqueles que, de alguma forma conseguem ser sintetizados pelo nosso organismo, cerca de 10 são sintetizados, enquanto os outros 10 tipos de aminoácidos - aminoácidos não essenciais - que são traduzidos pelo nosso DNA não são sintetizados pelo nosso corpo e são adquiridos por meio da nossa dieta.

As proteínas tratam-se de macromoléculas formadas através da união de cadeias lineares de aminoácidos ligados através de ligações peptídicas. Elas são de vital importância no organismo, uma vez que fornecem tudo que é preciso para a manutenção dos órgãos e tecidos. Mais especificamente, as proteínas são formadas por um conjunto de 20 aminoácidos que se combinam. Assim, uma proteína diferencia-se de outra em razão das sequências e do arranjo de tais aminoácidos.

Acerca da ligação peptídicas, a mesma é uma ligação covalente entre o grupo amino de um grupo amino e carboxilo de um outro aminoácido e a mesma envolve a perda de uma molécula de água e a formação de uma ligação covalente de CO-NH. É, na realidade, uma ligação amida substituída.

Quanto aos níveis estruturais das proteínas, tem-se que:

  • A estrutura primária de um polipeptídio é sua sequência de aminoácidos, especificada pela sequência nucleotídica de um gene;
  • A estrutura secundária de um polipeptídio é determinada pelas inter-relações espaciais dos aminoácidos em segmentos do polipeptídio;
  • A estrutura terciária de um polipeptídio é seu dobramento global no espaço tridimensional;
  • A estrutura quaternária diz respeito à associação de dois ou mais polipeptídios em uma proteína multimérica.

Visto isso tudo, verifica-se que a alternativa a) está correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais