Buscar

Questão de Eletromagnetismo

Uma chapa dielétrica de espessura \(d\) e constante dielétrica \(K\) preenche a região entre as placas de um capacitor de placas paralelas. A área da placa é \(A\). Calcule a força eletrostática que atua sobre uma das placas do capacitor (a) supondo que o dielétrico está em contato direto com a placa e (b) supondo que exista um estreito espaço de ar entre o dielétrico e a placa. As placas são mantidas a uma diferença de potencial \(\Delta \varphi\) em ambos os casos.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Os capacitores podem ser entendidos como sendo dispositivos que são utilizados para fins de armazenamento de cargas elétricas. Assim sendo, existem aqueles equipamentos com variados formatos e capacitâncias. Outrossim, todos esses se relacionam com uma característica em comum: são constituídos por dois terminais que são separados por determinado material dielétrico.

Sabe-se que a diferença de potencial é calculada como sendo: V=E.(d-b) + E.b e, além do mais, ajustando-se as expressões é possível encontrar o valor da força eletrostática para as alternativas colocadas pelo enunciado da questão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais