Buscar

Acerca das noções que permeiam o falsificacionismo dogmático e o falsificacionismo metodológico, podemos dizer corretamente que

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O falsificacionismo dogmático nos diz que não é possível provar nenhuma teoria e sim desaprovar as que possuem contra evidências empíricas. A marca da falsificação dogmática é, então, o reconhecimento de que todas as teorias são igualmente conjeturais. "A ciência não pode provar qualquer teoria ... mas pode refutar (ela pode executar com total certeza lógica [o ato de] repúdio do que é falso" ou seja, há absolutamente base empírica firme de fatos que podem ser usados para refutar teorias.

Assim, o indutivismo exige que a honestidade científica requeira especificar antecipadamente uma experiência tal que, se o resultado contradiz a teoria, a teoria deve ser abandonada.

No entanto, apesar dessa formulação ousada e re-enfatizada, “uma espécie de 'virar o indutivismo de cabeça para baixo', a posição dogmática falsificadora não fornece nenhum avanço sobre os problemas que o indutivista enfrenta. Embora o falsificacionismo dogmático não faça tentativas de provar teorias, aceitando, como faz a falibilidade de todas as teorias, ainda assume a infalibilidade da base empírica, à qual se dirige todo o conhecimento científico.

1
Dislike0
User badge image

Mel Rocha

o falsificacionismo dogmático prega que não é possível provar nenhuma teoria, mas sim desaprovar aquelas que possuam contra evidências empíricas. Já o falsificacionismo metodológico possui a vertente passivista e ativista, esta última dividida em revolucionária e conservadora.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais