Buscar

Qual é a diferença entre a temperatura de transição vitrea e temperatura de fusão?

Aplicacoes e processamento das ceramicas

💡 2 Respostas

User badge image

Karolina Damasceno

Transição vítrea (temperatura de transição vítrea): É a temperatura abaixo da qual a cadeia principal do polímero não possui mobilidade. As propriedades físicas, principalmente mecânicas, são totalmente diferentes quando o material se encontra acima ou abaixo da temperatura de transição vítrea, daí a importância de se conhecer a temperatura na qual ocorre esta transformação: para se prever o comportamento mecânico na temperatura de aplicação do material em estudo.
Fusão (temperatura de fusão): É importante salientar que este evento térmico só ocorre em materiais com um mínimo de cristalinidade. Em materiais totalmente amorfos este evento não ocorre, mas um outro evento chamado amolecimento que não pode ser avaliado por esta técnica. A temperatura de fusão de materiais semicristalinos é um parâmetro muito importante tanto na aplicação quanto no processamento do material, também para se estabelecer os parâmetros do processo e prever as condições de temperatura na qual este material pode ser aplicado.
Em resumo, basicamente a diferença se dá pela forma que material assume. Pela organização dos átomos desse elemento. Um material amorfo é caracterizado justamente pela desordem desses átomos. E o processo de transição vitrea ocorre nesses materias amorfos, que são cerâmicas e vidros. Já a fusão, como ela exige a mínima cristalização, ela já existe estruturas com átomos organizados.
2
Dislike0
User badge image

Andre Pucciarelli

A temperatura de transição vítrea está relacionada às fases amorfas. Ela é a temperatura de transição entre os comportamentos rígidos e "macios" das cerâmicas, porém, o material continua sendo sólido.

O ponto de fusão representam a temperatura de transição entre sólido e líquido.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais