Buscar

Empreendedorismo UNINTER

SERTEK 2012 estão apresenta as três etapas do ciclo de criação de um negócio, conforme abaixo:


“O ciclo começa com uma ideia em formação, sem contornos bem-definidos. É a etapa em que se identifica a oportunidade de negócio, na qual o enfoque do futuro empreendedor deve ser o da criatividade na identificação.


Na etapa seguinte – a do desenvolvimento do conceito do negócio, começa a formalização propriamente dita, com a ordenação das ideias num conceito, a identificação dos riscos desse conceito, a procura de experiências similares para encontrar medidas capazes de reduzir estes riscos e a avaliação do seu potencial de lucro e crescimento, bem como a definição da estratégia competitiva ou a melhor adequação ao microambiente, e, em relação aos concorrentes [...].


Nessa etapa, o enfoque do futuro empresário deve ser a síntese das ideias identificadas na etapa anterior, sobre a oportunidade de negócios em um conceito de grande potencial de lucro e crescimento. No desenvolvimento desta etapa, é preciso ter sempre em mente os cinco pré-requisitos e a procura de respostas positivas para eles.


Na etapa final – a de implementação do empreendimento – as ideias e o conceito do negócio são formalizados em um plano do negócio [...]. O enfoque do futuro empreendedor nessa etapa está voltado para a análise e viabilização do conceito, particularmente a análise financeira do negócio [...], bem como a obtenção dos recursos necessários ao início da operação [...]. (Degen, 1989, p. 145)”


Considerando o texto acima, analise as afirmações abaixo





Nas etapas iniciais de criação de um negócio as atividades de criação, exploração de ideias e informações do mercado e concorrentes são essenciais para que se permita conceber, estruturar um negócio viável e com riscos e desafios conhecidos.


Porque


O Plano de Negócios tem como objetivo demonstrar reflexões relacionadas aos produtos e serviços que serão oferecidos, principais estratégias organizacionais, de marketing e projeções financeiras das empresas.
Assinale a alternativa correta


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições falsas, mas a II é uma justificativa correta da I.

💡 3 Respostas

User badge image

R .M.A

A afirmativa correta é a: B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A afirmativa I está correta. No ciclo de criação de um negócio as etapas iniciais são essenciais para o sucesso do negócio no futuro, pois são nessas fases que acontecem a identificação e a oportunidade de um negócio, onde será possível perceber se o seu produto terá uma boa aceitação do público, espaço no mercado e alto índice de concorrência, essas informações permitirão ao empreendedor analisar futuros riscos e concluir se é viável investir no que se planejava ou mudar a ideia do negócio.

A afirmativa II está correta. Plano de Negócios é uma importante ferramenta na qual são descritas de forma bem detalhada todos os objetivos de um negócio e os passos a serem dados para que eles sejam alcançados de forma segura, sem ocorrer riscos ou incertezas. Informações como projeções financeiras, estratégias organizacionais, de marketing, de logística, reflexões relacionadas aos produtos e serviços fazem parte dos processos de um Plano de Negócios.

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

De acordo com o texto, as fases do empreendedorismo se iniciam com as definições dos objetivos da nova organização, sendo que o plano de negócios é uma forma de analisar o mercado, desde os produtos já oferecidos até os riscos e as oportunidades que ele apresenta.

No caso, ambas as afirmativas são verdadeiras, pois a fase inicial descrita na afirmativa I é coerente com a definição descrita no texto, e o plano de negócios, descrito na afirmativa II, é uma ferramenta para que se possa realizar essa análise inicial do mercado.

Portanto, ambas as afirmativas são verdadeiras, sendo a II justificativa da I, como é dado na letra A.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais