Buscar

apol de filosofia e eduacação?

💡 1 Resposta

User badge image

Vânia Teixeira Marques

Questão 1/5 - Fundamentos da Educação Especial

Leia o fragmento de texto a seguir:

“Conhecer o continuum de serviços que compõe a educação especial é muito importante, mas é preciso lembrar que a rede de serviços pode variar de um país para outro e até no mesmo país, ao longo do tempo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 112.

De acordo com o livro-base Fundamentos da Educação Especial e com os conhecimentos adquiridos, sabemos que existe a possibilidade de transformar em prática os discursos que propõem educação para todos, sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas

I. ( ) É necessário um currículo que reflita as necessidades diferenciadas de todos os alunos;

II. ( ) Na escola inclusiva, pressupõe-se uma concepção cuja práxis tenha como princípio o compromisso com a qualidade de uma formação integral do aluno.

III. ( ) Contribuir para a consolidação de uma sociedade que traz a igualdade na escola mesmo com pouca reflexão crítica.

IV. ( ) A escola deve oferecer conhecimentos que favoreçam a análise e a reflexão crítica.

Agora, marque a sequência correta:

Nota: 20.0

  A

F – F – V – F

  B

V – V – V – F

  C

V – V – F – V

Você acertou!

as alternativas I, II, IV são verdadeiras, pois os discursos necessitam entrar em ação para garantir a superação das desigualdades sociais A alternativa IV é falsa, pois só se alcança a igualdade com muita reflexão crítica (livro-base, p. 158,159).

  D

F – V – V – F

  E

V – F – V – F


Questão 2/5 - Fundamentos da Educação Especial

Leia o fragmento de texto a seguir:

“Escolas especiais constituem-se como ambientes educacionais que oferecem atendimento educacional voltado para alunos que necessitem de atenção individualizada no que se refere às atividades de vida autônoma e social e também apoios intensos e contínuos, assim como flexibilizações e adaptações curriculares que a escola não seja capaz de oferecer.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 111.

De acordo com o livro-base Fundamentos da Educação Especial e com os conteúdos abordados nas aulas, a proposta de atendimento especializado passou a enfatizar práticas terapêuticas voltadas ao trabalho com quais áreas do desenvolvimento?

Nota: 20.0

  A

Acadêmica, homeopática, linguística, social, afetiva

  B

Sensorial, da linguagem, linguística, social, afetiva  

  C

Acadêmica, psicomotora, da memória, social, afetiva

  D

Da memória, psicomotora, linguística, social, afetiva

  E

Acadêmica, psicomotora, linguística, social, afetiva

Você acertou!

A proposta de atendimento especializado passou a enfatizar práticas terapêuticas voltadas ao trabalho com as áreas: acadêmica, psicomotora, linguística, social, afetiva, de forma fragmentada, posto que as áreas estavam sob a responsabilidade de diferentes profissionais nas instituições especializadas (livro-base, p. 163).


Questão 3/5 - Fundamentos da Educação Especial

Leia o fragmento de texto a seguir:

“Principalmente a partir da década de 1990, o movimento de inclusão escolar passou a ser amplamente disseminado não apenas com base na questão sobre como realizar intervenções diretamente voltadas para as pessoas com necessidades educacionais especiais, mas principalmente, sobre como a sociedade pode ser reestruturada de modo a permitir a participação plena dessas pessoas.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 94.

De acordo com o livro-base Fundamentos da Educação Especial, Vygotsky assumia que a deficiência não deveria ser explicada com base em componentes biológicos, sendo assim, qual é a teoria da educação que Vygotsky acreditava poder contribuir para a superação das dificuldades iniciais?

Nota: 20.0

  A

Educação baseada na compensação individual e dos problemas orgânicos.

  B

Educação baseada na compensação social dos problemas orgânicos.

Você acertou!

a educação baseada na compensação social deveria ser considerada como problema principal (livro-base, p. 169).

  C

Educação baseada na relação entre o desenvolvimento físico e os problemas orgânicos.

  D

Educação baseada na compensação biológica onde a ausência de um sentido aguçaria outro.

  E

Educação baseada no desenvolvimento de funções psicológicas superiores.


Questão 4/5 - Fundamentos da Educação Especial

Leia o fragmento de texto a seguir:

“As adaptações curriculares constituem, pois, possibilidades educacionais de atuar frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos. Pressupõem que se realize a adaptação do currículo regular, quando necessário, para torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com necessidade especiais. Não um novo currículo, mas um currículo dinâmico, alterável, passível de ampliação, para que atenda realmente a todos os educandos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: adaptações curriculares; secretaria de educação fundamental. Brasília: MEC; SEF; Seesp, 1998. p. 34.

Considerando o livro-base Fundamentos da Educação Especial, sabemos que as adaptações curriculares são respostas educativas que devem favorecer a todos os alunos opções através do sistema educacional. Analise as afirmativas a seguir e assinale as que contemplam esses fatores:

I. O acesso ao currículo.

II. A participação parcial, efetiva e bem-sucedida em uma programação escolar tão comum quanto possível.

III. A consideração e o atendimento de suas especificidades no processo de elaboração do Projeto Pedagógico da Unidade Escolar.

IV. A consideração e o atendimento de suas especificidades no processo de elaboração do Plano Municipal da Educação e do Projeto Pedagógico da Unidade escolar.

São corretas as afirmativas:

Nota: 20.0

  A

I, II e III apenas.

  B

I, III e IV apenas.

Você acertou!

as afirmativas I, III, IV estão corretas, pois as adaptações curriculares são medidas adotadas enfatizando-se um grupo específico; envolvem a adoção de estratégias diferentes das usuais. A afirmativa II está incorreta, pois não deve ser de forma parcial e sim de forma integral (livro-base, p. 176,177).      

  C

I, II e IV apenas.

  D

I e III apenas.

  E

I e II apenas.


Questão 5/5 - Fundamentos da Educação Especial

Leia o fragmento de texto a seguir:

“A formação deve se assentar num processo contínuo, que garanta a todos os professores os conhecimentos e competências necessários para educarem todos os alunos da forma mais eficaz, possibilitarem que alguns professores assegurem ações de apoio junto dos colegas e dos alunos com necessidades educativas mais comuns e que especializem outros, para o atendimento dos alunos com problemas de maior complexidade e de baixa incidência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele foi adaptado de: CORREIA, D. S. M. L. A percepção dos docentes de educação regular e da educação especial sobre a sua prática colaborativa inclusiva, na educação pré-escolar e no ensino básico. Lisboa: Escola Superior de Educação João de Deus, 2013. p. 63.

De acordo com o livro-base Fundamentos da Educação Especial e com os conhecimentos adquiridos sobre as políticas de formação de professores no contexto inclusivo, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

I. ( ) Organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais.

II. ( ) Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno.

III. ( ) Ensinar e usar tecnologia manipulando as habilidades funcionais dos alunos.

IV. ( ) Acompanhar a funcionalidade dos recursos pedagógicos nos ambientes específicos do ensino inclusivo.

Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:

Nota: 20.0

  A

V – V – V – F

  B

F – F – V – V

  C

V – F – V – V

  D

F – F – V – F

  E

V – V – F – F

Você acertou!

as afirmativas I e II são verdadeiras. As afirmativas III e IV são falsas, pois não se manipula as habilidades funcionais do aluno e sim se amplia; e não se acompanha a funcionalidade apenas em espaço restrito, mas em toda a escola (livro-base, p. 212) .       


 

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais