Buscar

Quais são os músculos que compõem o manguito rotador e qual a sua função?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O manguito rotador é um termo anatômico aplicado ao conjunto de músculos e tendões que fornecem estabilidade ao ombro. Todos esses músculos conectam a escápula com a cabeça do úmero, formando um punho na articulação. Sua importância é que eles mantenham a cabeça do úmero dentro da cavidade glenoidal da escápula. Os músculos sao supra-espinhal, infra-espinhal, redondo menor, e subescapular.

Entre os músculos que cercam o ombro, o grupo conhecido como manguito rotador tem um papel fundamental na estabilização da articulação glenoumeral. O supraespinal, o infraespinal e o menor arredondam-se a partir do aspecto posterior da escápula e unem suas terminações tendíneas na forma de uma banda que cobre a articulação superiormente antes de ser inserida no úmero.

1
Dislike0
User badge image

Eraldo Luiz

O manguito rotador é formado pelos músculos o supra-espinhal, infra-espinhal, redondo menor e subescapular, e tem como funções principais a estabilização do ombro e auxiliar na dinâmica escapulo – umeral.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais