Buscar

as proteínas são muito importantes para o metabolismo principalmente devido a atividade enzimática entretanto essas moléculas exercem várias outras

as proteínas são muito importantes para o metabolismo principalmente devido a atividade enzimática entretanto essas moléculas exercem várias outras funções cite e explique 4 funções das proteínas​

💡 3 Respostas

User badge image

Zaira Ramos

1) Defesa: os anticorpos são proteínas responsáveis pela defesa do nosso organismo contra invasores.

2)Transporte: a hemoglobina é a proteína existente no interior das hemácias cuja principal função é o transporte de oxigênio.

3)Contrátil: a actina e a miosina são proteínas musculares responsáveis por promomover a contração dos músculos.

4)Hormonal: secretada pelo pâncreas, a insulina é uma proteínas responsável por metabolizar a glicose (açúcar no sangue) para produção de energia. Ela atua como uma "chave", abrindo as "fechaduras" das células do corpo, para que a glicose entre e seja usada para gerar energia.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As proteínas são compostos muito importantes para os organismos vivos e são constituídas de aminoácidos.

As proteínas desempenham uma função crucial, por meio da hemoglobina, na respiração. A hemoglobina é a proteína responsável por realizar o transporte de oxigênio na corrente sanguínea até o cérebro, por exemplo.

As proteínas também fazem parte do sistema imunológico, pois os anticorpos são um tipo de proteína. Esses anticorpos conseguem detectar e “avisar” ao organismo quais são os corpos estranhos para que sejam fagocitados futuramente.

Na comunicação celular, os sinais enviados de uma célula para outra são reconhecidos por receptores localizados na membrana celular ou no interior da célula. Esses receptores que se localizam na membrana são proteínas.

E, as proteínas também são importantes na contração muscular por meio das proteínas actina e miosina. Tais proteínas, na presença de ATP, conseguem contrair os filamentos das células musculares.

Portanto, as proteínas desempenham as funções de transporte de oxigênio, proteção contra organismos invasores, recepção de sinais celulares e contração muscular.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais