Buscar

Para Eric Hobsbawm, é possível haver uma sociedade sem passado? Por quê?

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Em teoria é sim possível existir uma sociedade sem passado, porém isso não é desejável de se acontecer. Eric Hobsbawm foi um historiados inspirado por Marx e, para ele, a história não era uma prioridade, não possuia fatos e acontecimentos concretos, ou seja, a história não passava de uma simples narrativa, construída a partir de vestígios políticos, culturais e históricos. Sendo assim, é possível a existência de um povo sem uma construção de história, ou que tenha sua história apagada.

Porém, em contrapartida, uma sociedade sem passado é uma sociedade sem memória, sem história, o que possibilita por exemplo a repetição de erros do passado.

1
Dislike2
User badge image

Estudante PD

Para o autor é impossível construir a história sem passado. Pois o passado nos fornece saberes necessários para o nosso desenvolvimento enquanto sociedade.
1
Dislike0
User badge image

Tyr-Moyses Lago

porque hobsbawm é um judeu, se eles conseguem vivert sem um passado copiando a historia e a religião dos outros , qualquer um consegue.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais