Buscar

O que é uma placa tectônica?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Sabemos que o planeta Terra é composto de três grandes camadas: o núcleo, o manto e a crosta terrestre. A crosta é relativa a esta camada superficial a qual temos acesso e que apresenta grandes quantidades de rocha e, assim, as placas tectônicas são grandes extensões de rocha que compõe esta crosta e que se mantém em movimento fluido e lento, evitando que haja colisões duras entre elas.

Existem quatorze grandes placas tectônicas, e outras trinta e oito menores, e seus movimentos são de extrema importância para formação, estruturação e manutenção de toda a formação montanhosa do mundo, assim como as atividades de vulcões e produção de terremotos e tsunamis. É sobre estas placas que se encontram os continentes e também o fundo de todos os oceanos. A teoria das placas é essencial para explicar a movimentação contínua dos continentes e os fenômenos que ocorrem no mundo, já que se o mundo fosse composto apenas por uma grande placa de rocha estes movimentos não seriam possíveis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais