Buscar

Um determinado elemento químico pertence ao 4 período da tabela periódica, e apresenta como subnível mais energético o subnível p, com um elétron.

Um determinado elemento químico pertence ao 4 período da tabela periódica, e apresenta como subnível mais energético o subnível p, com um elétron. Qual a sua distribuição eletrônica, em ordem crescente de energia. Qual a sua família e qual é esse elemento?

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Dado que o elemento participa do quarto período da tabela periódica, possui o subnível p como sendo o mais energético e, além disso, possui apenas um elétron nesse subnível, temos que o elemento químico descrito é o Gálio. Este último possui número atômico 31 – ou seja, possui 31 prótons e, consequentemente, 31 elétrons. A sua distribuição eletrônica acontece da seguinte maneira \(1{s^2}2{s^2}2{p^6}3{s^2}3{p^6}3{d^{10}}4{s^2}4{p^1}\). Ele pertence a família 3A (Grupo 13) ou, como também é conhecida, família do Boro.

Dessa maneira, temos que o elemento químico referido na questão é o Gálio.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais