Buscar

Devo utilizar a Lei de charles ? Exercício do livro Atkins princípios da química 4,25.

Uma amostra de gás metano, CH4, foi aquecida lentamente a uma pressão constante de 0,90 bar. O volume do gás foi medido a uma série de diferentes temperaturas e foi construído um gráfico de volume versus temperatura. A inclinação da linha foi de 0,0208 L.K -1. Qual foi a massa da amostra de butano? 

💡 3 Respostas

User badge image

Alunos 9

massa de 3 mil lians peres de diametro na camada de ozonio

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Sabe-se que a Lei de Charles pode ser entendida como sendo uma lei utilizada para os gases perfeitos. De forma mais específica, esta lei está relacionada com transformações ditas de isobáricas, ou seja, que ocorrem a pressão constante. Logo, temos que a relação de proporcionalidade pode ser colocada como:

O volume de uma dada quantidade de massa de gás é proporcional de forma direta a sua temperatura absoluta.

Assim sendo, sabemos que 0,90 bar=0,88 atm.

Além do mais, da lei dos gases ideais, após realizar os ajustes, temos que 0,88.V=n.0,082.T. Isso equivale a V=0,0932.n.T, que é a equação de uma reta V X T.

Portanto, 0,0932.n=0,000288, onde n=0,00309. Na sequência, utilizando-se da massa molar do metano, podemos obter a massa final pedida pelo enunciado, que é igual a 0,0495 gramas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais