Buscar

ao fazer duas reações como posso determinar a velocidade da reação e rendimento antes que a reação ocorra?

duas reações com mesmo material de partida, mais com nucleofilos diferentes, como explicar a velocidade das reações e o rendimento diferenciado.

 

💡 3 Respostas

User badge image

JHUDSON ARAUJO

Voce precisa da constante de equilibrio da reação quimica.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Não há uma maneira certa de calcular o rendimento de uma reação sem um estudo prévio do comportamento da reação. No entanto, a estimativa da velocidade de uma reação é realizada estudando-se os diferentes parâmetros que influenciam na cinética da reação: temperatura e pressão, concentração de reagentes, uso de catalisador e outros. Para reações nucleofílicas têm-se ainda que a velocidade é dependente do grupo de saída, estabilidade do carbocátion formado e da força relativa do nucleófilo empregado (especificamente para uma SN2). Reações SN1 tendem a não sofrerem influência da força do nucleófilo. Por exemplo, em reações que envolvem um mesmo reagente, portanto o mesmo grupo de saída, basta analisarmos a nucleofilicidade, quando mais forte for, mais rapidamente a reação poderá ocorrer a reação do tipo SN2.

A velocidade da reação pode ser estimada em função de parâmetros cinéticos previamente conhecidos: uso de catalisador, temperatura de reação, concentração dos reagentes, estabilidade do intermediário (carbocátion) e força relativa do nucleófilo, por exemplo. Quanto mais forte o nucleófilo, mais rapidamente a reação se processará.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais