Buscar

Cite 3 características do socialismo e conceitue cada uma

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O socialismo, assim como o capitalismo, é um sistema que envolve tanto aspectos econômicos quanto aspectos políticos.

Uma de suas principais características é a igualdade entre os cidadãos, isto é, todos teriam as mesmas oportunidades, mesmo acesso à saúde, educação, fonte de renda, mercadorias, etc. Tudo o que é produzido dentro do socialismo é divido de forma igualitária entre todos, já que a sociedade é feita por todos e para todos.

Outra característica é a intervenção do Estado, isto é, enquanto o capitalismo prega que o Estado não possua grande importância em aspectos econômicos e sociais, o socialismo entende que para manter uma sociedade igualitária é necessário que o Estado possa intervir na economia e na sociedade, estabelecendo preços para o mercado e os salários de trabalhadores, por exemplo.

Por fim, temos a existinção do sistema de classes. Isto porque para existir uma sociedade igualitária, é necessário interromper a ideia de uma hierarquia de classes. No socialismo todos são trabalhadores e tem como objetivo o bem do estado, que é também o seu próprio bem, já que o estado fornece empregos, salários, educação, saúde, lazer, etc.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais