Buscar

quais foram as medidas econômicas tomadas por D. João no brasil​

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

  • João realizou a assinatura da lei " Abertura dos Portos" , que permitia o comércio entre o Brasil e "nações amigas". Isso foi particularmente benéfico para a Grã-Bretanha e pode ser visto como uma das muitas maneiras pelas quais o Príncipe John encontrou para recompensar o Império Britânico por sua assistência.
  • Essa nova lei, no entanto, quebrou o pacto colonial que permitira ao Brasil manter relações comerciais diretas apenas com Portugal. Isso transformou a economia brasileira e, posteriormente, sua demografia e sociedade. Negociações secretas em Londres, em 1807, pelo embaixador de Portugal, Domingos António de Sousa Coutinho, garantiram a proteção militar britânica em troca do acesso britânico aos portos do Brasil e à Madeira.como uma base naval.

    Neste decreto, Dom João disse que, na tentativa de promover a riqueza nacional e reconhecer que a manufatura, o trabalho industrial e a multiplicação do trabalho promovem meios de subsistência para os sujeitos, o Brasil deve investir pesadamente nesses setores com efetividade imediata. Ele aboliu qualquer proibição ao desenvolvimento industrial. Isso atraiu investimentos da Grã-Bretanha e, de certa forma, expandiu a demanda por mão-de-obra.

    0
    Dislike0

    Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

    Esse e outros conteúdos desbloqueados

    16 milhões de materiais de várias disciplinas

    Impressão de materiais

    Agora você pode testar o

    Passei Direto grátis

    Você também pode ser Premium ajudando estudantes

    ✏️ Responder

    SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

    Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

    User badge image

    Outros materiais