Buscar

METODOLOGIA CIENTIFICA

Uma questão importante a ser considerada na elaboração de trabalhos científicos é a divisão e organização dos tópicos a serem apresentados. A conclusão é um tópico que merece especial atenção por parte do pesquisador. No meio acadêmico há uma grande polêmica em relação à nomenclatura desse tópico, alguns apresentam como conclusão, outros como considerações finais.

A respeito dessa diferenciação ente conclusão e considerações finais, analise as sentenças a seguir:

I - O termo 'conclusão' deve ser utilizado em pesquisas mais conclusivas, exatas e aprofundadas, como no caso de teses. Esse termo traz a ideia de que não é necessária a realização de novas pesquisas na área.

II - O termo 'considerações finais' caracteriza-se por ter um sentido mais brando, menos categórico. Os resultados apresentados no estudo são reflexões não definitivas e suscetíveis de revisão.

III - O termo 'considerações finais' traz a ideia de que a exploração daquele tema se esgotou, que todas as possibilidades foram analisadas e que essa é a resposta única final.

É correto apenas o que se afirma em:

 

a )

 I
 

b )

 III
 

c )

 I e II
 

d )

 II
 

e )

 I e III

💡 3 Respostas

User badge image

Duddo

c

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A questão é respondida por meio da alternativa representada pela letra C, isto é, com relação a trabalhos científicos e suas respectivas organizações de seções, temos que as sentenças dos itens I e II são verdadeiras. Isto é, a partir do termo "conclusão", podemos entender que o trabalho teve um fim positivo e não será necessário mais pesquisas sobre o assunto. Já a expressão "considerações finais" possui um sentido brando e é indicada em grande parte das pesquisas, principalmente, as que envolvem especializações e graduações, porque os resultados nada mais são que reflexões não definitivas.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais