Buscar

Quais são as funções das proteínas na membrana celular?

💡 3 Respostas

User badge image

Elaine Santana

As proteínas da membrana plasmática exercem grandes variedades de funções: atuam preferencialmente nos mecanismos de transporte, organizando verdadeiros túneis que permitem a passagem de substâncias para dentro e para fora da célula, funcionam como receptores de membrana, encarregadas de receber sinais de substâncias que levam alguma mensagem para a célula, favorecem a adesão de células adjacentes em um tecido, servem como ponto de ancoragem para o citoesqueleto.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As moléculas de colesterol são importantes para manter a consistência da membrana celular. Eles fortalecem a membrana impedindo que algumas pequenas moléculas a atravessem. As moléculas de colesterol também impedem que as caudas dos fosfolipídios entrem em contato e se solidifiquem. Isso garante que a membrana da célula permaneça fluida e flexível.

Proteínas podem ser encontradas em ambos os lados da bicamada lipídica: dentro da célula ou fora da célula . As proteínas da membrana podem funcionar como enzimas para acelerar reações químicas, agir como receptores para moléculas específicas ou transportar materiais através da membrana celular .

Algumas proteínas da membrana plasmática estão localizadas na bicamada lipídica e são chamadas de proteínas integrais . Outras proteínas, chamadas proteínas periféricas , estão fora da bicamada lipídica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais