Buscar

Podemos conceituar Direito Civil como o conjunto de normas que regulamentam as relações entre as pessoas em geral, definindo desde a personalidade

Questão 9/10 - Direito e Legislação Aplicada

Podemos conceituar Direito Civil como o conjunto de normas que regulamentam as relações entre as pessoas em geral, definindo desde a personalidade jurídica até os direitos e obrigações de cada uma delas.  No Direito Civil, há o Código Civil brasileiro – regulamentado pela Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002, composto por uma parte geral e por uma parte especial.

(Direito Aplicado/Débora Veneral, Silvano Alves Alcantara. -Curitiba: InterSaberes, 2014, capítulo IV)

 

Considerando os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, assinale a alternativa correta sobre a Parte Especial do Código Civil que trata do Direito das Sucessões.

 

 

A

Rege a relação dos sujeitos que, entre si, contratam obrigações de fazer, de não fazer ou de dar, o que os torna credores ou devedores dessas mesmas obrigações, determinando seus direitos e deveres.

 

B

Diz respeito à relação das pessoas e seu patrimônio, estabelecendo direitos e deveres relacionados à propriedade, à posse e à habilitação, entre outros.

 

C

Determina os direitos e deveres daqueles que formam a família, como também rege os institutos que a compõem, como o casamento, o poder familiar, o patrimônio, o regime de bens etc.

 

D

Esclarece, em termos legais, como deve ser o procedimento de transmissão do patrimônio das pessoas que falecem aos seus sucessores e/ou herdeiros.

 

E

Trata-se da aptidão da pessoa física para exercer direitos e assumir obrigações.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O direito civil é um ramo da lei. Nos sistemas jurídicos de direito comum , como a Inglaterra e o País de Gales , a lei do Paquistão e a lei dos Estados Unidos , o termo refere-se à lei não- criminal. A lei relativa aos erros civis e quase-contratos é parte do direito civil, como é a lei da propriedade (além dos crimes relacionados com a propriedade, como roubo ou vandalismo ).

O direito civil pode, como o direito penal , ser dividido emdireito material e direito processual. Os direitos e obrigações das pessoas ( pessoas singulares e colectivas ) entre si constituem a principal preocupação do direito civil. Costuma-se sugerir que ações civis são tomadas com o objetivo de obter indenização por danos e, portanto, podem ser diferenciadas de processos criminais, cujo objetivo é infligir punição. Entretanto, danos exemplares ou danos punitivos podem ser concedidos em processos civis.

Também foi anteriormente possível para informantes comunspara processar uma pena em processos civis. [7] Como alguns tribunais têm jurisdição civil e criminal, os processos civis não podem ser definidos como os julgados em tribunais civis.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa C.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais